Hallo meine Lieben,
Quando você diz que quer ser fluente em alemão, já parou pra pensar o que exatamente está por trás desse desejo? Com isso, estou querendo saber, qual a sua razão para continuar estudando alemão? Você já se fez essa pergunta? Já parou para refletir sobre isso?
Eu estava pensando nisso esses dias e cheguei a conclusão de que não queremos ser fluentes em alemão ou qualquer língua estrangeira, na verdade, nós desejamos aquilo que ser fluente vai nos proporcionar:
Fazer amigos com quem você só poderia se conectar em alemão.
Ler seus livros favoritos nas edições originais.
Fazer pedidos com segurança em um restaurante na Alemanha (ou qualquer país de língua alemã)
Aproveitar cada cantinho de uma nova cidade — sem medo de se perder, porque você sabe pedir ajuda.
Pertencer à família do seu companheiro (ou companheira), se comunicar de verdade.
Ter melhores oportunidades de trabalho







No Brotzeit, uma das tarefas é descrever o que significa, pra você, ser fluente em alemão. E a partir disso pensar em ações práticas do dia a dia, que vão fazer parte da sua rotina, do seu dia a dia para que você possa tornar-se fluente em alemão.
Pra mim, ser fluente em alemão é me comunicar com o mundo ao meu redor: ler os livros que gosto, aprender novas receitas (que talvez nunca farei), construir relações de amizade, escutar podcast interessantes e as músicas que amo, aprender sobre temas diversos em alemão e é também o meu trabalho, afinal, eu ensino alemão todo dia.
Ou seja, ser fluente para mim, é poder viver em alemão. E acredito, que é isso que desejamos, no fundo, quando dizemos que queremos ser fluentes em uma língua estrangeira. Então é por isso que eu estudo, afinal se quero viver em alemão, então preciso tornar o alemão parte do meu dia a dia, da minha rotina e foi com essa premissa que eu desenvolvi o Brotzeit!
Se quiser saber mais sobre o curso que desenvolvi pra te ajudar a criar uma rotina de estudos sustentável, com leveza e constância - clique aqui
E me conta: o que significa ser fluente em alemão pra você?
Responde por aqui — vou adorar conhecer o seu motivo.
Liebe Grüße,
Tais do Alemão